Chuva com raios em Patos, no Sertão da Paraíba, causa desabamento de teto e postes quebrados; VÍDEO
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Chuva com raios em Patos, no Sertão da Paraíba, causa transtornos
Uma chuva com raios e trovões na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, nesta quinta-feira (5), causou transtornos durante o dia para os moradores. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o teto de uma concessionária desabado e postes quebrados. Veja acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
A cidade de Patos está sob alerta de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas de até 50mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Outras 156 cidades do estado estão sob o mesmo alerta, a maioria localizadas no Sertão.
Em relação aos transtornos, o registro do teto da concessionária caído mostra que apenas parte da estrutura desabou sobre os carros. Os postes quebrados são de um material semelhante ao ferro e aparecem dobrados ao meio.
Um outro registro captado por moradores mostram raios e trovões vistos do estádio Estádio Municipal José Cavalcanti, que é o local que recebe os jogos do Nacional-PB. Além disso, moradores também filmaram a força do vento derrubando uma tenda montada para a estrutura da realização das festividades de pré-carnaval do município no fim de semana.
Chuvas em Patos, no Sertão da Paraíba, tiveram o registro de raios
Redes sociais
A Rede Paraíba de Comunicação entrou em contato com a Defesa Civil do município, que respondeu estar atendendo várias ocorrências e que nenhuma vítima foi registrada por conta das chuvas ou dos transtornos que ela ocasionou.
De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até a última atualização, em Patos, choveu 15.6 mm. No entanto, em cidades próximas, como Teixeira, foram registradas 85 mm.
Chuvas no Sertão da Paraíba
Noite de chuva é registrada no interior da Paraíba
Na quarta-feira (4), também foram registradas fortes chuvas em cidades do Sertão da Paraíba. Teixeira registrou naquela oportunidade 82 mm. São Bento apareceu com 72 mm, além de Bernardino Batista com 62 mm.
De acordo com a meteorologista Carmen Becker, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), essas chuvas na região são características da época do ano.
"São chuvas que o sertanejo chama de chuvas de trovoadas, formadas por chuvas tipo torre, nuvens convectivas, geralmente acompanhadas de descargas elétricas, trovoadas e abrangem pequenas áreas e são bastante intensas quando ocorrem", explicou.
Nos próximos dias, segundo a meteorologista, é prevista novas chuvas. Ela explica que a incidência de raios é considera alta nesse tipo de chuvas e recomenda seguir orientações da Defesa Civil.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba