Adolescente é baleado durante abordagem policial, em João Pessoa
09/01/2026
(Foto: Reprodução) Central de Polícia de João Pessoa
Divulgação/Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Paraíba
Um adolescente de 13 anos foi baleado na noite desta quinta-feira (8), no bairro Treze de Maio, em João Pessoa. O menino estava em uma festa de aniversário da família quando pegou a moto da mãe para dar uma volta com um outro colega, de 14 anos.
De acordo com testemunhas, os jovens foram abordados pela Polícia Militar, e durante a abordagem, um dos policiais atirou contra a motocicleta e terminou atingindo o adolescente no ombro.
A PM, por meio do tenente-coronel Bruno, à TV Cabo Branco, disse que a abordagem aconteceu porque houve direção perigosa no veículo em que os jovens estavam e foi dado uma ordem de parada. No entanto, o condutor do veículo não obedeceu e tentou fugir. Nesse momento, ainda conforme a Polícia Militar, o garupa, o jovem de 13 anos, fez um "movimento brusco", o que teria levado um dos policiais a entender que ele estaria sacando uma arma.
"(Isso) levou a um dos policiais a efetuar um disparo, o que levou a um dos estilhaços da munição a atingir o ombro do jovem que estava na garupa. De imediato eles pararam, foi feita a abordagem e feito o socorro do que estava lesionado até o Hospital de Trauma", disse.
O tenente-coronel Bruno também disse que o paí do condutor foi autuado por entregar a moto a uma pessoa não habilitada. A moto foi apreendida, porque também estava com o licenciamento irregular, atrasado. Também foi feita a autuação por manobras perigosas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Em relato publicado na internet, o pai do adolescente baleado falou sobre o ocorrido de forma indignada e criticou a ação da polícia.
“Balearam agora uma criança. Nós estávamos na festa da minha filha. Aí o policial chegou em mim e veio dizer que o meu filho deu a moto a outros caras, que duas crianças fugiram e que a guarnição não foi essa que atirou”, contou.
O caso foi registrado na Delegacia de Crimes contra a Infância e Juventude. À Polícia Civil, os policiais militares envolvidos afirmaram que os jovens esboçaram reação durante a abordagem e não teriam atendido a ordem de parada, o que teria motivado o disparo.
O adolescente baleado foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma, que informou que ele passou por procedimentos médicos de emergência e se encontra em observação na área de pediatria, sem risco de morte.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba